fungos
Os fungos, desde 1970, são classificados como integrantes do seu próprio reino: o Reino Fungi. Tais organismos têm como características principais o fato de serem eucarióticos, heterotróficos por absorção, e aeróbios ou anaeróbios facultativos. Além disso, a maioria dos fungos possui parede celular constituída por quitina.
Fungos podem ser uni ou multicelulares, denominados leveduras e fungos filamentosos, respectivamente. Neste último caso, são formados por filamentos chamados hifas, cujo conjunto forma o micélio. O micélio pode ser vegetativo, responsável pela nutrição do fungo, localizado no interior do substrato; ou reprodutor. Neste último caso, ele se apresenta de forma externa ao substrato, e pode formar estruturas chamadas corpos de frutificação.
Características gerais e estrutura dos fungos
Os principais representantes dos fungos são os bolores, os cogumelos, as orelhas de pau e as leveduras. São organismos eucarióticos, heterotróficos e, em sua maioria, filamentosos, existindo algumas espécies unicelulares, as leveduras.
Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies.
Organização corporal dos fungos:hifas e micélio
Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, as hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que constitui o corpo do fungo multicelular.
Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo. As hifas podem ser de dois tipos: cenocíticas e septadas . Hifas cenocíticas são tubos contínuos, em divisões transversais, preenchidos por uma massa citoplasmática com centenas de núcleos. Hifas septadas apresentam paredes transversais delimitando compartimentos celulares com um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual . Os septos são incompletos, apresentando um orifício central que põe em comunicação direta os citoplasmas de células vizinhas. A parede das hifas é constituída basicamente