FunFundamentos Biológicos da Educação

272 palavras 2 páginas
Fundamentos Biológicos da Educação

O sistema educativo em geral está estruturado de um modo predominantemente guiado pelo hemisfério esquerdo. Os conteúdos educativos são seqüenciais. As principais matérias que os alunos estudam são numéricas e verbais: leitura, escrita e matemática. Tudo é regido por horários, as cadeiras são dispostas em filas e os professores distribuem notas.
As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios.
1. Então, por que custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Por que quando pensamos em arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes? Como poderíamos envolver a arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula?
Os hemisférios direito e esquerdo tem funções claras e diferenciadas o que exige atividades ou tarefas mais complexas, em sala de aula, que venham a favorecer o compartilhamento da aprendizagem e da memoria por ambos os hemisférios.
O hemisfério esquerdo relaciona-se com a lógica, a linguagem, a analise e avaliação de dados racionalmente. Ao hemisfério direito cabe a intuição, interpretar a linguagem, o sentido de espaço, o concreto e o conhecimento pela prática.
Existe a possibilidade de envolver os dois hemisférios, em atividades artísticas, o hemisfério direito predomina e favorece a criatividade, então, ao relacionar as atividades a práticas do hemisfério esquerdo, aprofunda-se a linguagem e o pensamento racional, facilitando os detalhes e as palavras, com tudo, quando ambos hemisférios são estimulados a aprendizagem é concreta e satisfatória.
Eliziane Luordes da Silva

Relacionados