Fundo de vale
Fundo de vale é o ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas da chuva, o qual forma uma calha que recebe a água proveniente de todo seu entorno e de calhas secundárias. Através da ocupação urbana essas calhas são canalizadas e ocultadas sob a pavimentação das avenidas, proporcionando em épocas de chuvas fortes, a dificuldade das canalizações no escoamento dessas águas. (Figuras1,1.1 ).
PRESERVAÇÃO DOS FUNDOS DE VALE
Art. 29. As áreas ao longo das margens dos corpos d’água, numa largura mínima de 30m (trinta metros), acrescidas de faixas de proteção ambiental permanente, as nascentes num raio de 50m (cinquenta metros).(Figura 2).
Mesmo protegidos por leis federais, estaduais e municipais, os fundos de vales são constantemente invadidos ou usados como depósitos de lixo. A preservação é muito importante, pois a qualidade da água que bebemos depende do contexto ambiental em que essas áreas estão inseridas. A mata ciliar, que é a vegetação que protege os rios, dada a sua importância, é considerada uma APP – área de preservação permanente, pois impede situações como o assoreamento. A habitação no local é prática ilegal, pois as fossas podem contaminar diretamente o córrego, ou mesmo as próprias nascentes. (Figura
Estes espaços públicos estão sendo diagnosticados para posterior elaboração de projetos de revitalização das praças e recuperação de áreas de APP. Estes projetos visam o plantio de árvores nativas e a construção e/ou revitalização dos espaços de lazer municipais, contando com o apoio e uma intervenção conjunta com a comunidade, para a preservação e conservação do ambiente urbano, enfocando também a melhoria da segurança municipal.