Fundição e soldagem
- baixo ponto de fusão;
- boa fluidibilidade (Viscosidade e Tensão superficial);
- propriedades mecânicas compatíveis.
Considerações importantes sobre a fundição, quanto ao material a ser fundido: * Oxidação parcial do metal com a atmosfera durante a fusão do material gera perdas; * (Possível) reação do metal líquido com o cadinho refratário ou metálico; * Escória: de refino ou protetora; * Fluidez: facilidade do material em preencher o molde. * Perdas por Oxidação: * Perdas por escumagem (remoção da escória); * Penetração e contaminação do cadinho; * Respingos; * Volatilização de um ou mais elementos da liga.
2) Quais fatores influem no rendimento metálico de fusão?
* Quanto maior a presença de elementos oxidantes na liga Menor o f ; * Quanto menores as dimensões do material carregado Menor o f * Tipo do forno. Ex.: Reverberatórios a combustível, gás de combustão entrando em contato com o carregamento Menor f ; Fornos de indução perdas mínimas.
3) Com relação aos processos de fabricação, quais as vantagens e as limitações do processo de fundição?
4) Descreva as fases de solidificação nas peças fundidas.
A solidificação é composta pelas fases:
- Nucleação
- Subresfriamento: formação de núcleos homogêneos quando a temperatura do líquido chega a um valor menor que a temperatura de solidificação;
- Nucleação heterogênea (partículas): as partículas formados por elementos da liga ou adicionadas funcionam como núcleos já existentes.
- Crescimento: O crescimento dos cristais não se dá de maneira uniforme, a velocidade de resfriamento não é a mesma em todas as direções, variando de acordo com os diferentes eixos cristalográficos. Os cristais formados e em crescimento sofrem a interferência das paredes do molde e dos cristais vizinhos, de modo que eles tendem a crescer mais rapidamente na direção perpendicular às