Soldagem e Fundição
Rechupes são vazios de diversos tipos e formas nas peças fundidas, cansadas pela contração dos metais durante sua solidificação. Podem ser internos a peça, rechupes externos (na região dos massalotes) , macro rechupes micro rechupes (nos espaços interdendríticos) , rechupes lamelares, etc..
O rechupe ocorre, pois a primeira parte do metal a se solidificar e aquela que esta em contato com o molde, ou seja, aonde ocorre a maior troca de calor, e a solidificação progride em direção aos pontos mais quentes na forma de frentes.
Os principais pontos que influenciam o aparecimento de rechupes são: espessura da peça, material utilizado, tempo e pressão de recalque, dimensões do sistema de alimentação e do ponto de injeção, posicionamento do ponto de injeção e temperaturas de processo (principalmente do molde).
2. Explique os seguintes modos de transferência metálica na soldagem MIG/MAG: curto-circuito, globular, spray e corrente pulsada.
O Processo MIG/MAG inclui três técnicas distintas de modo de transferência de metal: curto- circuito (short arc), globular (globular) e aerossol (spray arc). Essas técnicas descrevem a maneira pela qual o metal é transferido do arame para a poça de fusão. Na transferência por curto-circuito- short arc, dip transfer, microwire- a transferência ocorre quando um curto-circuito elétrico é estabelecido. Isso acontece quando um metal fundido na ponta do arame e projetado por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão. Nas transferências por aerossol- spray arc- pequenas gotas de metal fundido são desprendidas da ponta do arame e projetadas por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão. A transferência globular – globular- ocorre quando as gotas de metal fundido são muito grandes e movem-se em direção à poça de fusão sob influência da gravidade. Os fatores que determinam o modo de transferência de metal são a corrente de soldagem, o