Fundicao por centrifugacao
Fundição é um processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada.
O objetivo fundamental da fundição é dar a forma adequada ao metal, vertendo-o na cavidade de um recipiente denominado molde, o qual tem a forma desejada, isto é, a forma da peça que se pretende fabricar. Por vezes é necessário tratar o metal para se alterar a sua composição química [1].
Deste modo, num passo único, formas simples ou complexas podem ser feitas de qualquer metal que possa ser fundido.
O produto resultante pode ser optimizado relativamente à resistência, as propriedades direccionais podem ser controladas, e a aparência pode ser agradável.
As peças fundidas podem variar desde frações de centímetros e baixo peso até vários metros e várias toneladas. Este tipo de tecnologia tem sérias vantagens na produção de formas complexas, peças com secções côncavas ou com cavidades internas, peças muito grandes e peças feitas a partir de materiais difíceis de maquinar/usinar. Devido a estas vantagens, a fundição é um dos mais importantes processos de produção.
Fundição por Centrifugação
É um processo de fabricação de tubos (mecânicos ou não), rolos, buchas; Onde o aço líquido é vazado em um molde metálico pré-aquecido e em movimento, se conformando nas paredes do mesmo em razão deste estar em movimento circular e sendo exercida sobre o metal a força centrífuga.
Como atua a força centrífuga?
A força centrífuga atua expulsando o metal (fuga do centro) para a extremidade, formando peças tubulares com seus diâmetros concêntricos. Esta última qualidade depende sempre das condições do molde e local de instalação da máquina de centrifugar, pois eventuais irregularidades nas rodas da máquina ou nas pistas de apoio da coquilha são automaticamente transferidas para o tubo, visto as rotações de trabalho serem em média acima de 1000 RPM.