FUNDECO BLOCO 2
1600 palavras
7 páginas
FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA (DIG BIG054) – Profº. Marco Aurélio Ribeiro de MelloRELATÓRIO – BLOCO 02
Grupo: Iaramar Sampaio; Mariana de Souza Costa; Matheus Maia Martins; Sillas Ferreira Lopes; e
Sílvia Resende de Sá
POPULAÇÕES
Entendemos por População um conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem agregados: cruzam entre si e habitam um mesmo meio num mesmo tempo. A população de várias espécies de seres vivos pode não ser fechada, não tendo barreiras físicas para seu movimento, o que possibilita a troca de indivíduos entre uma população e outra, podendo dificultar sua definição conceitual e a nossa forma de trabalho com elas.
Algumas propriedades das populações, chamadas Propriedades Emergentes, podem ser observadas depois que é montado o sistema de interações, como: 1) tamanho da população (N); 2)
Capacidade suporte (k), dependendo do quanto a população é aberta ou fechada, mensura quantos indivíduos cabem no local habitado; 3) taxas de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d); 4) taxas de emigração (e) e taxas de imigração (i); 5) Estrutura etária; 6) Distribuição espacial; e 7)
Viabilidade: probabilidade de uma população continuar existindo dentro de um intervalo de tempo.
Normalmente a análise é feita em gerações, devido à diferença no intervalo das gerações de cada espécie. Existem vários métodos de estimativa do tamanho de uma população. Os mais comuns são o do censo, que consiste, literalmente, na contagem de indivíduos, muitas vezes realizada através de métodos estatísticos, e o da marcação e recaptura, que é realizado quando há impossibilidade de contar todos os indivíduos em um mesmo momento.
METAPOPULAÇÕES:
Metapopulação é um conjunto de populações locais interconectadas entre si por migrantes das populações que a compõem. O conceito de metapopulação depende, além da troca de
indivíduos, da passagem de genes de uma população a outra pelos migrantes. Ou seja, é necessário que haja um fluxo gênico entre as populações para que elas sejam