Fundações por estacas projeto geotécnico
FUNDAÇÕES POR ESTACAS PROJETO GEOTÉCNICO.
Trabalho de Resenha Crítica apresentado na disciplina de metodologia científica, a orientação do Professor Thiago, no curso de Engenharia civil, 3º Período, Faculdade Pitágoras, campos de Guarapari.
Guarapari, Maio- 2014
Ficha catalográfica
Título: Fundações por estacas – Projeto Geotécnico.
Autores: José Carlos A. Cintra e Nelson Aoki.
Editora: Oficina de Textos
ISBN: 9788579750045
Páginas do livro: 96
Ano: 2010
Assunto: Engenharia Civil.
Códigos de Barra: 9788579750045
Resumo
Fundações por Estacas: projetos geotécnicos trata dos principais conceitos da Engenharia de Fundações, como a capacidade de carga, recalques e carga admissível, além de apresentar uma abordagem inovadora dos conceitos de segurança e da probabilidade de ruína aplicados às fundações por estacas. A obra está organizada em 4 capítulos que abordam: fórmulas teóricas, métodos semiempírticos, atrativo negativo e efeito Tschebotarioff, metodologias de projeto, previsão da curva carga x recalque, margem de segurança, índice de confiabilidade e exemplos de aplicação. Ao final de cada capítulo, exercícios resolvidos para melhor compreensão dos conceitos abordados.
Sumário
Introdução
Fundações são elementos estruturais, cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Portanto, a elaboração de projetos geotécnicos de fundações exige um conhecimento adequado do solo de fundação, já que este irá determinar, com base nas investigações geotécnicas, qual o tipo mais adequado de fundação para a construção, independente do seu porte. Para se obter este conhecimento é necessário que se faça, através das investigações geotécnicas, a identificação e a classificação das diversas camadas que compõem o solo de fundação, assim como a avaliação das suas propriedades