FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA

1150 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGEM
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PRODUÇÃO DE TEXTO II

UMA LEITURA DISCURSIVA SOBRE PROFESSOR NA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA

Docente: Sandra Raquel Discente. Maria Lúcia de Jesus Batista

Cáceres – MT
Outubro – 2012
Este texto tem por objetivo analisar a relação autor/texto /leitor nos dois textos publicitários da Fundação Victor Civita publicado pela Revista Veja no ano de 2002. O primeiro intitula-se “Se você conhece um bom professor levanta a mão” e o segundo “Ofício de professor”. Interessa-nos compreender que imagem o autor faz de si, do professor e de professor nota 10. Para desenvolver essa leitura selecionamos alguns trechos abaixo relacionados que vão dar subsídios para uma dada compreensão e não outra. Na perspectiva discursiva que adotamos ler é colocar “em relação à”, nesse sentido selecionamos alguns enunciados dos dois textos, abaixo relacionados, e os colocamos em relação às suas condições de produção imediatas e sociohistóricas.
Professor nota 10
a) “Esses profissionais que raramente recebem o devido reconhecimento, vivem buscando soluções criativas para estimular em seus alunos a curiosidade, a imaginação e o prazer de aprender”.
b) “Nós sabemos das dificuldades que o professor tem para acompanhar e compreender tudo o que acontece no mundo. Também sabemos que só um professor que está sempre aprendendo pode oferecer a seus alunos um ensino de qualidade”.
c) “Por isso reunimos alguns dos melhores educadores do país para elaborar um curso inovador que vai dar aos professores dos anos iniciais da Educação Básica a oportunidade de ampliar seus horizontes culturais de aprender mais e tornar o seu ofício mais fácil e prazeroso”.
d) “É um material agradável de ler, o texto é simples e fácil de entender. O professor organiza seus horários de estudo e aprende sozinho em

Relacionados

  • Sula e Mário - Guerra Civil
    15613 palavras | 63 páginas