Estado Plano de Tensão
RESUMO: O Estado Duplo ou Plano de Tensão contribui para um melhor entendimento sobre situações comuns que ocorrem no âmbito da Engenharia Civil como, por exemplo, as forças que agem sobre os materiais, e as diferentes formas de deformações que podem ocorrer pelo devido fato de mudanças de posições dos mesmos quando submetidos à essas grandezas.
PALAVRAS-CHAVE: Tensão, Estado Plano de Tensão, Engenharia Civil, Deformações.
1 INTRODUÇÃO
O Estado Duplo de Tensão é resultado de duas direções de força que agem sobre a superfície de um material. Dependente do tamanho da área, o material tem um comportamento diferente. Na equação de tensão, quanto maior a área, menor irá ser o valor da tensão. Num bloco cerâmico, por exemplo, o comportamento das deformações que ocorrem em virtude das formas em que são prensados, em pé ou deitado, são diferentes. Além disso, alguns materiais ficam aquecidos ao serem rompidos por necessitarem de uma grande quantidade de energia pra que isso ocorra. Há ainda a situação de estruturas abóbadas que levam à questão de qual modo são mais seguras. Usando como exemplo bem comum, são ovos que ao ficarem pressionados por um certo peso, não rompem. Sendo assim, o estudo sobre tensões é imprescindível para ter nota da quantidade de força que um certo material possa resistir.
2 ESTADO PLANO OU DUPLO DE TENSÃO
2.1 O Estado Duplo de Tensão Propriamente Dito
A tensão que atua em um ponto é função do plano pelo qual se faz o estudo. No caso do Estado Duplo, duas forças agem sobre a superfície do material, fazendo com que este tenha comportamentos diferentes conforme a medida da área levada em questão.
2.1.1 Efeito da Tensão sob um bloco cerâmico
Um bloco cerâmico ao mudar de posição, numa prensa, pode apresentar diferentes rompimentos. A equação de Tensão(1) é igual a força sobre área, e leva a compreender que independente da