FUNDAÇÃO PATHÉ - RENZO PIANO
A Fondation Jérôme Seydoux-Pathé é uma organização dedicada à preservação do patrimônio da Pathé, e para a promoção da cinematografia. Sua nova sede fica no centro de um bloco em Paris. Transformado em um dos primeiros cinemas em meados da década de 1900, transformou radicalmente novamente na década de 1960.
Em setembro, o prédio de cinco andares coberto por escamas de alumínio perfurado seria inaugurado após oito anos de trabalho. Do total de 2.200 m2, o programa destina 900 m2 ao acervo histórico da Pathé, a mais expressiva empresa cinematográfica francesa. No último andar, as costelas de madeira em arco fatiam a luz natural que penetra a cúpula de vidro através dos brises de alumínio e banha áreas de pesquisa e trabalho.
O edifício abriga arquivos da Pathé, espaços de exposição para as coleções permanentes e temporárias, sala de projeção com 70 lugares, e os escritórios da Fundação Pathé.
O projeto requeria a demolição dos dois edifícios existentes para criar uma "criatura" orgânica que desse uma melhor resposta às restrições do local. (A ideia era responder ao programa funcional e representativo solicitado pela Fundação, e ao mesmo tempo aumentar a qualidade do espaço que rodeia a nova construção). A fachada voltada à avenida des Gobelins foi restaurada e conservada devido seu valor histórico e artístico. Decorado com esculturas de [um jovem] Auguste Rodin, não é somente um marco histórico, mas também um edifício emblemático para área de Gobelins.
Um novo edifício transparente, logo atrás da fachada, funciona como principal acesso a fundação. Similar a uma estufa, a estrutura oferece vista para o jardim interior através da permeabilidade do pavimento térreo, que aloja as funções principais do projeto.
O desenho peculiar desse edifício é determinado pelos principais limites e requisitos do local. Sem deixar de respeitar as distâncias, o projeto melhora a entrada de luz natural e a circulação de ar nos edifícios adjacentes.