Fundação Leão XIII e sua História na Assistência Social
Criada pela Igreja Católica em 22 de janeiro de 1946, a partir do Decreto Federal nº 22.498, a Fundação Leão XIII propunha-se a trabalhar apartir da perspectiva de medidas em médio prazo, que promovessem moralmente os favelados. Sua criação ocorreu em uma perspectiva interventiva, a partir da articulação entre a Prefeitura do DistritoFederal, Ação Social Arquidiocesana e a Fundação Cristo Redentor, tendo a seguinte finalidade “prestar assistência moral, material e religiosa aos habitantes dos morros e favelas do Rio de Janeiro”.Cabe ressaltar que a criação da FLXIII ocorreu em um contexto no qual o temor comunista assolava os setores conservadores da cidade, assim a intervenção estatal nos morros e favelas traduzia-se noseguinte slogan “é necessário subir o morro antes que os comunistas desçam” (Lima, 1989,73), haja vista o fato das favelas se localizarem no Distrito Federal na época, a assim se constituírem no principalgrande centro urbano onde o Partido Comunista do Brasil tornou-se a força política majoritária nas eleições de 1946.
“Documentos Base do XIX Seminário de Estagiários e Supervisores da FLXIII”,realizado em novembro de 1995. Arquivo da Fundação Leão XIII. Conforme citado por Nascimento (2003), a Fundação Leão XIII constitui-se na primeira grande instituição governamental direcionada para a“assistência”, atingindo a população pobre de diferentes espaços, visando assim um efetivo controle dessas populações e nos reportando a relação entre os territórios e poder na concepção de Foucault (1979),“... poder que não se encontra somente nas instâncias superiores da censura, mas que penetra muito profundamente, muito sutilmente em toda a trama da sociedade” (Foucault, 1979, p. 71).
E dentro destaproposta as idéias defendidas por Iamamoto constituem-se em elementos fundamentais, pois nos debruçaremos em suas concepções acerca das origens das instituições de assistência e do