Fundação de Roma
Rodeada de terras férteis, banhadas pelo rio Tibre. Roma localiza-se no centro da península Itálica.
A fertilidade do solo, aliada à ausência de portos naturais, levou os habitantes da região, nos primeiros tempos, a desenvolver mais a agricultura e a pecuária do que o comércio de longa distância. O relevo montanhoso, por sua vez, favoreceu, assim como na Grécia a formação de novos núcleos urbanos independentes.
No segundo milênio a.C. que começaram a chegar italiotas, povo de origem indo-europeia. Eles se dividiam em diversos grupos ou tribos, como os sabinos, os latinos e os samnitas, Além dos italiotas, habitava a península os etruscos, na região centro-norte, chamada de Ecruria, os gregos no sul; e os gauleses no norte. Em VII a.C os italiotas se estabeleceram na região centro-sul.
A historia das origens de Roma é das mais imprecisas. Segundo a lenda, os irmãos gêmeos Rômulo e Remo, descendentes do príncipe troianoEnéias, foram responsáveis pela fundação de Roma, em 753 a.C.
De acordo com as pesquisas históricas se sabe que a cidade de Roma existe desde o final do segundo milênio a.C. perto do rio Tibre, nas proximidades do mar Tirreno. Nessa região protegida por colinas instalaram-se grupos latinos e sabinos, que teriam sido fundadores da cidade.
Esse pequeno núcleo urbano originaria um vasto império. A trajetória romana, é dividida em três períodos cada qual com uma forma de governo diferente.
*Monarquia (753 a 509 a.C.)
*Republica (509 a 27 a.C)
*Império (27 a.C. a 476)
Roma no tempo dos reis
Sete reis governaram a cidade. Os quatro primeiros foram latinos e sabinos. Os outros três últimos eram de origem etrusca. Portanto posse que concluir que Roma teria sido dominada pelos etruscos, numa época em que esse povo liderava uma federação de cidades na península Itálica.
Na Antiguidade o rei romano acumulava as funções de juiz supremo e de chefe religioso e militar. Sua autoridade, contudo era limitada pelo Senado ( do