Fundação de roma
Nome: Thayná 1° Ano Noturno
Origem Oficial
A data da fundação de Roma foi atribuída a 21 de abril de 753 a.C. pelo historiador Marco Terêncio Varrão (116 a.C.-27 a.C.) [1]. A data exata é desconhecida, mas o consenso entre os historiadores é que a cidade teria sido fundada no século VIII a.C..
Os romanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade e do estado, que se uniu à obra histórica de Tito Lívio e à obra poética de Virgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Naquela época, as lendas oriundas de textos mais antigos foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função das necessidades presentes.
Os modernos estudos históricos e arqueológicos, que se baseiam nestas e outras fontes escritas, seja sobre objetos e restos de construções obtidos em vários momentos da escavações, tentam reconstruir a realidade que existe no conto mítico, no qual se reconhecem alguns elementos de verdade.
História e arqueologia
Mapa com as Sete colinas de Roma.
Entre os séculos X e VIII a.C. , a população da Península Itálica consistia de dois principais grupos itálicos: os osco-úmbrios e os latinos. Latim Vetus era o antigo território dos latinos (atualmente o sul do Lácio. Na proximidades estavam os volscos, sabinos, aqueus, rutulianos e ausonianos. Ao norte de Roma estavam os não indo-europeus etruscos.
Os latinos originalmente ocupavam a Colli Albani (montes Albanos), a atual Castelli, entre 30 e 80 quilômetros a sudeste do monte Capitolino. Mais tarde eles se mudaram em direção aos vales, que tinham melhores terras para o gado e para a agricultura.
A área em torno do rio Tibre era particularmente vantajosa e oferecia recursos estratégicos notáveis, já que o rio era uma fronteira natural em um lado, enquanto as colinas proviam uma posição