Fundamentos e Topologias de Rede
Introdução 3
Conteúdo 3
1. Conceito de Rede 3
2. Meios de Transmissão de dados 4
1. Cabo Coaxial 4
2. Cabo de Par Trançado 4
3. Fibra Óptica 5
4. Wi-Fi (Wireless) 5
3. Modelos 6
4. Padrões 8
5. Características e classificação das redes de computadores 9
6. Características e funcionamento dos dispositivos de rede 11
1. HUB 11
2. Switch 12
3. Roteador 12
4. Gateway 13
5. Bridge 13
6. Backbone 14
Considerações Finais 14
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar conceitos e aplicações gerais acerca do tema Redes de Computadores. Fala-se sobre suas origens e evoluções no que diz respeito a conceitos, padrões, meios de transmissão e aparelhagem. Trata-se, ainda, da maneira como as redes de computadores são organizadas física e logicamente, o que é chamado topologia.
Conteúdo
1. Conceito de Rede
A partir da década de 60 era utilizado como forma de armazenamento e troca de informações entre computadores, o cartão perfurado. Esses cartões, literalmente de cartolina, armazenavam informações codificadas, de forma binária (0 e 1 ou furado e não furado), e podiam ser lidos em outra unidade de computação.
No final da década de 60, a ARPANET foi criada. Tratava-se de uma rede que utilizava cabos telefônicos para estabelecer a conexão entre quatro universidades dos Estados Unidos. Inicialmente criada para fins didáticos, a APARNET pouco tempo depois já estava conectando pelo menos 30 universidades do país. Entretanto, ao se analisar o método de interligação dos computadores, notou-se que em vários momentos o circuito estabelecido entre as máquinas ficava ocioso. Esse método, também conhecido como computação por circuito, era estabelecido pelas centrais telefônicas e alocado integralmente para a ligação.
Alguns anos mais tarde surge a ideia de dividir as mensagens geradas em partes devidamente organizadas e “etiquetadas” por um cabeçalho. Cada parte é enviada ao meio de transmissão de forma