Fundamentos e Pratica de Metodologia Cientifica
Título: Fundamentos e Pratica de Metodologia Cientifica
Baseado na obra de Antônio Carlos ludwigi
Turma:
Participantes:
Cledilson Costa Santos
Reinaldo Calente
Joseilma Brito Leal Silva
Ronycley Macedo Corrêa
Guilherme Ferlizado
Fichas de texto extraídos da obra:
“Fundamentos e Pratica de Metodologia Ciêntifica”
Autor: Antônio Carlos Will Ludwig
Editora: Vozes
Ano: 2012 - 2ª Edição
1. A Historia da Ciência
1.1 Antecedentes
O termo ciência tem sua origem no verbo scrive que significa conhecimento.
A ciência fala a respeito de um conhecimento organizado como resultado de do emprego de determinados métodos que podem ser comprovados. Não se pode dizer com exatidão quando a ciência surgiu, mas há sinais que se germinou na Grécia Antiga, há alguns séculos antes de Cristo. A Geometria constitui um exemplo ilustrativo foi Euclides foi quem reuniu e apresentou de maneira organizada as descobertas geométricas mais relevantes. A física diz respeito a outro exemplo Aristóteles classificou os corpos em pesados e leves.
1.2 A Interdisciplinaridade
“Observe-se que esta "ciência" rudimentar, ou seja, estes conhecimentos primitivos encontravam-se integrados a outras formas de saber.”
“Na Renascença, Francis Bacon propôs a criação da Casa de Salomão, um centro de estudo interdis-ciplinar a serviço da humanidade. A Enciclopédia, que apareceu no século XVIII, revelou a preocupação em mostrar as conexões entre ciência e técnica, bem como entre os diversos ramos do conhecimento. O século XX, em seus primórdios, mostra que alguns filósofos propuseram o uso comum do método experimental tanto nas ciências da natureza quanto nas ciências sociais e humanas. Cite-se, também, o marxismo que penetrou na economia, na política, na sociologia, na história e na literatura. Ainda nesse século ocorreram encontros entre cientistas das áreas da matemática, física, biologia e economia para apresentar sugestões aos