Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa
Universidade Anhanguera – Uniderp
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
5º Semestre - Pedagogia
Professora Tutora Presencial: Adriana Corniatti
PIRACICABA – SP
2015
INTRODUÇÃO
Este desafio consiste na produção de uma apresentação em PowerPoint, com os conteúdos de cada etapa realizada.
O objetivo é ampliar a compreensão dos alunos sobre as possibilidades de comunicação e de trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula, tendo o texto como objeto de estudo.
Os alunos poderão utilizar a criatividade ao mesmo tempo em que estarão refletindo sobre os conteúdos abordados ao longo da disciplina.
DIFERENÇA ENTRE A FALA E A ESCRITA
As diferenças entre a língua falar e escrever, são as formas como nós expressamos os significados construídos na linguagem. A língua falada é mais espontânea abrange a sua comunicação lingüística, a primeira via de comunicação da língua falada acontece já desde que se nasce, o choro de um bebê é uma forma de comunicação. Na língua falada não a pausa nem acentuação, além de que a possibilidade de gestos, olhares, risadas, caras e caretas. Na fala acontece a interação com o outro (o ouvinte).
Enquanto a língua falada é espontânea e natural, a escrita por sua vez possui um sistema disciplinado, rígido e precisa seguir algumas regras, só é aprendida depois que dominamos a língua falada, e ela não é uma simples transcrição do que falamos, está mais subordinada às normas gramaticais, portanto requer mais atenção e conhecimento. Além disso, a língua escrita é um registro permanece que pode ser armazenada, lida e relida quantas vezes for preciso, um exemplo disto é a Bíblia que relata o início e o fim dos tempos.
FONÉTICA
A fala é a representação motora da linguagem, o estudo da fala com a articulação dos sons, é realizado pela fonética. A fonética descreve os sons da linguagem analisando particularidades, as alterações de fala correspondem as alterações que afetam os padrões de pronuncia ou de