Fundamentos teórico e metodológicos do serviço social
FACULDADES DE BAURU – UNIDERP
FUND. HIST. TEOR. METOD. DO SERVIÇO SOCIAL
JOCILA DE CAMPOS PONCE – RA 2321386530 MÁRCIA DA S. ROSA – RA 2604477152
RENATA AP. C. BORIAN – RA 2372473701
ROSANGELA AP. P. ZULIAN – RA 2368467330 TATIANA F. B. MORELLI – RA 2330432649
DESAFIOS E CONQUISTAS DO ASSISTENTE SOCIAL
Prof. Ma. Laura Santos
Bauru
2012
O Serviço Social tem como profissão combater todas as formas de violação de direitos, discriminação e subalternidade. Para os assistentes sociais, suas atribuições são determinantes, ou seja, buscam uma sociedade justa, formada por indivíduos completos, construída como manifestação não só de resistência às formas de violência, de ataque à dignidade humana, mas de consolidação de direitos sociais.
A importância da profissão é atestada na reivindicação e na defesa pública das políticas sociais como resultado de seu pacto com os sujeitos protagonistas.
Os assistentes sociais têm como desafio obter meios de sobrevivência aos que estão em vulnerabilidade social, onde na atual era do grande financeiro, cresce o desemprego, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
O profissional de hoje, deve formular e participar das políticas públicas, bem como atuar na gestão de políticas sociais. A compreensão da questão social é de fundamental importância.
Sua formação se divide em quatro aspectos principais:
Científica – com noções de conhecimento humano em sua vida física, psicológica, econômica, moral, social, jurídica e mental;
Técnica – ensinar o indivíduo como combater os males sociais;
Moral – o coroamento do trabalho de preparação do profissional, onde a base dos princípios