Fundamentos teoricos e Metodologico de S. Social
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a): Gabrielle dos Anjos Santos
Dayane ...
FUNDAMENTOS HISTÓRIOCOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Santo Antonio de Jesus -BA
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a): Gabrielle dos Anjos Santos
Dayane ...
FUNDAMENTOS HISTÓRIOCOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológico de Serviço Social II, do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Milena Britto e do(a) tutor(a) Prof. Luciana Silva de Jesus.
Santo Antonio de Jesus -BA
2013
O processo de consolidação do Serviço Social como profissão não foi nada fácil já que o seu nascimento foi no seio da igreja católica voltada como ação de caridade e com reflexos de interesses da classe dominadora.
O marco de transformação de uma ação de caridade para uma ação puramente profissional e voltada a corresponder às necessidades da classe baixa, foi marcada por conflitos e por luta incessante da classe.
Os assistentes sociais buscavam solidifica-se como profissão e buscaram estabelecer normas dentro da profissão e estabelecendo com mais clareza seus objetivos.
Sabendo que o processo histórico do serviço social como profissão se iniciou a partir do século XIX com o processo de industrialização chamada de Revolução industrial. A partir dessa revolução a questão social passou a ser ferramenta do serviço social, entre tanto, foram muitos os conflitos de classe e movimentos de reconceituação, entrando em processo de profissionalização, deixando assim de ter forte influencia das doutrinas do catolicismo e da burguesia. No processo de reconceituação do serviço social, o primeiro movimento