Fundamentos Sociológicos da Educação Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Burguesia – classe social que surgiu na Europa durante a Idade Média e era formada por habitantes dos chamados burgos, que se dedicavam ao comércio. Atualmente, é uma referência aos proprietários do capital e que vivem dos rendimentos por ele gerados.
Capitalismo – sistema de iniciativa econômica baseado no câmbio de mercado, baseado na livre-iniciativa e na concorrência econômica. O capital é qualquer bem, como dinheiro, propriedade e máquinas, que pode gerar lucro ao capitalista.
Capitalista – dono de empresa, terras ou ações que utiliza tais recursos na geração de retornos econômicos.
Classe – para Marx, consiste em um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção.
Comunismo – doutrina que defende o fim da divisão social em classes sociais, a abolição da propriedade privada dos meios de produção e o fim do Estado.
Dominação – processo social que remete à possibilidade de se encontrar obediência a determinada ordem, independentemente da reação dos indivíduos que a recebem. A dominação é o efetivo exercício do poder, sendo constituída por relações de subordinação entre indivíduos ou grupos.
Estado – consiste em um conjunto de instituições políticas especializadas, tendo como elemento constitutivo a nação que estabelece o controle no âmbito de um território definido e no qual reivindica o monopólio da força.
Exploração – relação social ou institucional em que um grupo obtém vantagens à custa de outro por meio de um desequilíbrio de poder.
Ideologia – ideias ou convicções compartilhadas que servem para justificar os interesses dos grupos dominantes. Os sistemas ideológicos servem para legitimar o poder diferencial exercido pelos grupos.
Mais-valia – o valor do poder de mão de obra de um indivíduo que "sobra" após o empregador compensar o custo da contratação do empregado.
Marxismo – corrente de pensamento que surgiu no final do século XIX, fundada por Karl Marx e Friedrich Engels, cuja base estava