FUNDAMENTOS PER PG 122
1) De que maneira o fisioterapeuta pode ser inserido na equipe de saúde da família?
Levando em consideração os bons resultados que as equipes de saúde tem no trabalho familiar que realizam, esta sofreu grande abrangência e com isso se deu a inserção do fisioterapeuta neste campo de atuação. O papel do fisioterapeuta neste trabalho, é direcionado para a prevenção de enfermidades, tratando e recuperando a saúde dos pacientes. O papel do fisioterapeuta faz toda diferença no trabalho em equipe e se torna essencial.
2) Que portaria regulamenta a presença de fisioterapeuta, conforme a necessidade no município?
Segundo o que pesquisamos, a portaria n° 699/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, regulamenta que todos os municípios, conforme sua necessidade, deve possuir um fisioterapeuta, com no mínimo 30 horas semanais, para que todas as necessidades, nem que seja as mínimas, sejam supridas.
3) Quais as atribuições dos profissionais que compõem a equipe de saúde da família?
As atribuições dadas a esta equipe, ou seja, as atividades que deveram ser exercidas por esta, deverão ocorrer de forma dinâmica, com uma avaliação e acompanhamento constante de cada profissional que compõe esta equipe, na sua área específica.
4) Diferencie o antigo modelo do novo modelo de atuação fisioterapêutica.
O antigo modelo fisioterapêutico priorizava basicamente a reabilitação, o que delimitava muito o papel do fisioterapeuta em exercer seus conhecimentos, já hoje, com um grande avanço na atuação deste, ou seja, o novo modelo esta muito abrangente, o fisioterapeuta tem diversos papéis como, a prevenção, a cura e a reabilitação da capacidade física das pessoas, estas em qualquer idade. Em seu trabalho, também esta incluído algo muito importante, isto é, a busca pela qualidade de vida e auto estima dos pacientes, tornando o fisioterapeuta um profissional amplo e completo.
5) Quais as possibilidades de atuação nos ciclos da vida?
Como dito anteriormente, as possibilidades do