Fundamentos historicos
Centro de Educação a Distancia
SERVIÇO SOCIAL Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do
Serviço Social 2
MARIA ELIZABETE RODRIGUES SANTOS
EUCINARIA LOPES DE SOUZA MARCO TÚLIO SOARES
SILVIA DAVID MENDES RA
TAMARA ARÊDES VIEGAS GISLANE CRISTINA de LIMA
A CRISE E O RECOMEÇO
Um Serviço Social Novo e Marcado Por Novas Práticas
Professor: Maria Laura Santos
Tutores
Ariane S. Amorim, Ana Cláudia Palmeira
Belo Horizonte, 16 de abril de 2013.
Os grandes marcos da reconceituação do serviço social
A reconceituação do Serviço social abriu novos horizontes para a profissão, onde as causas das questões sociais passaram a ser tratadas e não os efeitos. As tendências políticas passaram a ser questionadas, a teoria básica e a metodologia analisada mais a fundo, e o assistente social como profissional começa a ter vontade e voz, ou seja, não mais só um executor das políticas sociais, mas se torna capaz de formular e gerir as mesmas.
A ruptura com a herança conservadora expressas como uma luta por alcançar novas bases de legitimação da ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses dos usuários. E tem como pré requisito que o Assistente social aprofunde a compreensão das implicações políticas de sua pratica profissional, polarizada pela luta de classes. Essa interação entre o aprofundamento teórico rigoroso e a pratica renovada politicamente definida, constitui elemento decisivo para superar o voluntarismo, a prática rotineira e burocrática, as tendências empiristas, o alheamento do modo de vida do povo e o desconhecimento do saber popular. (IAMAMOTO).
O rompimento com o tradicionalismo e com o sistema capitalista dominante, permitindo ao assistente social, se colocar a serviço das necessidades dos usuários, com a reconceituação o profissional do serviço social passa a