Fundamentos filosóficos no ensino da educação física
Como o conhecimento motor ligado ao esquema corporal pode contribuir com a alfabetização?
-Lembrando das palavras de Wallon (1995) em que o movimento não é puramente um deslocamento no espaço, nem uma simples contração muscular, e sim, um significado de relação afetiva com o mundo, assim, para o autor, o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. Neste contexto, pode-se dizer que o desenvolvimento motor é precursor de todas as demais áreas. De Meur & Staes (1984) assinalam que: o intelecto se constrói a partir da atividade física. As funções motoras (movimento) não podem ser separadas do desenvolvimento intelectual (memória, atenção, raciocínio) nem da afetividade (emoções e sentimentos). Para que o ato de ler e escrever se processe adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades a ele relacionado, considerando que essas habilidades são fundamentais manifestações psicomotoras.
Unidade 3
Justifique as vantagens do uso de jogos e brincadeiras na aprendizagem das crianças?
-Por meio de jogos e brincadeiras as crianças aprendem a ganhar e perder e a seguir regras pré estabelecidas. Isso incentiva a autoavaliação e poderá constatar por si mesma os avanços de que ela é capaz. Através da brincadeira ela pode viver o imaginário e o real e assim adquirir o domínio sobre um e outro.
Unidade 4
Quais as vantagens de se trabalhar o ensino de movimentos elaborados, principalmente aos ligados aos esportes por meio dos Jogos Modificados?
-Na perspectiva de ensino e ao tratar de crianças , torna-se necessária a abrangência de procedimentos que vão dos mais simples aos mais complexos, via de regra, da idéia mais geral ao fazer/executar específico, sempre contemplando múltiplas dimensões. O esporte, como herdeiro do jogo, possui dois pontos relevantes para o ensino/aprendizagem: a estruturação de jogos e a promoção/substituição das tradicionais modalidades esportivas por atividades em jogos esportivos.
Unidade 5
Quais são