FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO ATIVIDADE ATPS ETAPA 2
ATIVIDADE ATPS ETAPA 2
Conforme mencionado nos mapas conceituais referentes á antropologia filosófica e a epistemologia, dentro desses estudos existem seus respectivos assuntos, conforme mencionado nos textos abaixo, consta breve explicação de cada um deles.
Antropologia Filosófica
A antropologia filosófica é um estudo do homem sobre o que deseja se formar,ou seja, é a investigação do conceito sobre a qual o ser humano faz de si próprio, sua formação, habilidades, e ações que através disso orientam sua vida. Com o decorrer do tempo surgiu uma maneira de educação, na antiga civilização existem diversos tipos de concepções antropológicas, porémentre elas, citadas abaixo foramde extrema importância:
Concepção essencialista ou metafísica: Nessa tradição filosófica em que predomina a concepção essencialista ou metafísica,foi herdada pelos gregos, e que nos dias atuais persiste em algumas teorias pedagógicas.É considerado importante nessa concepção tirar o homem da fantasia e trazer para a realidade, e tambémé essencial, o que está dentro do sujeito.
Concepção naturalista: Na concepção naturalistabaseia se que o sujeito se relaciona com a natureza, ou do meio em que vive onde o homem que controla o seu comportamento.
Concepção histórico social: Acontece o momento em que algumas teorias são organizadas em um conceito histórico social, onde o sujeito nunca está sozinho e sempre está dentro de algum meio e inserido no contexto social em uma família.
Epistemologia (teoria do conhecimento) A teoria do conhecimento é a parte da filosofia que investiga as relações entre o sujeito cognoscente, ou seja, o sujeito que o conhece, e o objeto conhecido no ato de conhecer. Através dessa teoria é estudado como é que o sujeito aprende. Existemmaneiras que para John Locke considera importante que o sujeito aprende, abaixo estão elas:
Inatismo:As ideias nascem com as pessoas. Privilegia o sujeito que acredita, que tudo o que precisa já