FUNDAMENTOS EM SISTEMAS DE INFORMA O
Conceito de Sistema: Conjunto de Partes, cada qual com uma finalidade, que juntas fazem o todo (sistema) atingir ao objetivo a que se destina. Podemos, então, definir um sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido. É um tipo de sistema cuja finalidade é prover informação (=dados organizados e processados de tal forma que ganham valor agregado) a uma empresa com base no processamento de dados (=fato isolado, sem valor e de forma bruta).
Quando os dados (fatos) estão organizados, arranjados e relacionados de uma maneira significativa, eles se tornam informação. A definição de diferentes relações resulta em diferentes informações. Regras e Relações podem ser estabelecidas para organizar os dados em informação útil e valiosa.
Sistemas de Informação – SI :É um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa e em tempo oportuno.Organiza atividade, prover controles, ajuda nas decisões.
Os sistemas podem ser Manuais (limitada capacidade de processamento) ou Automáticos(a informação é gerada de forma automática através de recursos de processamento eletrônico, ganhando agilidade, produtividade, otimização de custos e competitividade).
Níveis da Organização e os Tipos de Sistemas:
Nível estratégico: Sistema de informação estratégico
Com avanço das tecnologias de software e banco de dados, a alta direção da empresa percebeu que poderiam usar a informação como diferença competitiva. Ajudando os diretores, vice-presidentes e presidentes das empresas nas decisões que visavam estabelecer as estratégias das empresas.
Nível Gerencial: Sistema de informação gerencial
Com as operações (transações) organizadas, percebeu-se a possibilidade dos SI ajudarem também aos gestores de nível médio (supervisores, gerentes), que atuavam na gestão do nível operacional. A