Fundamentos em Finanças
Inspirar para Transformar
MBA Executivo em Finanças – MBF46
Mercados Financeiros e de Capital
Ricardo Humberto Rocha
Aluno:
Fábio Mariano Ricci
São Paulo – 12/05/2014
1) Quais os conflitos de agência (agency) presentes no texto?
De acordo com o texto Pedro Santos Velho dono do Banco Galtar, quer que seja aberto um banco comercial e, esta abertura depende da relação/atitude de negócio que é gerado por seu banco de investimento e, dependendo das atitudes/decisões, poderão ser interpretadas de uma maneira não muito boa pelo do banco central, para permitir a abertura de um banco comercial, que está sendo conduzida por Aderaldo Costa mas, Gabriel Rocha, tesoureiro do banco Galtar, não está preocupado com as possíveis consequências de suas decisões, podendo afetar a abertura do banco comercial.
Considero os conflitos de agência:
Interesse do dono do Banco Galtar – Abrir um banco comercial x Gabriel Rocha (Tesoureiro do Banco Galtar) obter lucros imediatos.
Aderaldo Costa (Banco Comercial) defender a estratégia e atender o desejo de Pedro Velho x Gabriel Rocha (Tesoureiro do Banco Galtar)
Posso concluir que Gabriel Rocha deveria se preocupar mais em não tomar atitudes que afetariam a abertura do banco comercial, pois isto afetaria os interesses do dono do Banco Galtar.
2) Como funcionava o Conselho de Administração do Banco Galtar?
As decisões referentes a gestão de ativos e passivos e operações de tesouraria, eram tomadas por um comitê específico e pelo conselho de administração do Banco Galtar, porém, Pedro Velho preferia não intervir, pois confiava muito em seus principais gestores, Henrique Gomes e Aderaldo Costa.
3) Por que Gabriel apostava na desvalorização do Real?
Devido a queda no volume de exportações brasileiras, redução de ofertas de linhas de exportação para bancos brasileiros, risco Brasil, taxa de juros alta em torno de 45% a.a. e