Fundamentos em administração iii
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS 5
2.1 ATA 5
2.2 ATESTADO 5
2.3 AVISO/ COMUNICADO 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 Introdução
A construção de conhecimentos inerentes á leitura, compreensão e produção de textos requerem dos usuários da língua o desenvolvimento das habilidades e a construção de sua competência na comunicação. A comunicação é uma questão importante que se apresenta como ponto decisivo de sobrevivência. É imprescindível frisar que os gêneros e tipos textuais são formas de facilitar, aos usuários da língua materna e/ou estrangeira, o entendimento da realidade e de que é possível revelar argumentos críticos com planejamento para agir sobre o contexto social. Os textos têm um papel fundamental na vida das pessoas. Dentro das organizações, são eles que fazem a comunicação – impressa ou eletrônica – com o público interno e externo. Textos de boa qualidade garantem não apenas eficiência nos processos administrativos, mas também resultam em ganhos de imagem e criam valores permanentes para as empresas. Na vida social, a participação dos cidadãos está ligada à sua capacidade de comunicação. A finalidade deste trabalho é apresentar de forma simples e organizada a importância dos tipos de textos existentes dentro de uma organização e/ou sociedade.
DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS
São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Utiliza-se esses gêneros nos mais diversos momentos do dia a dia, são eles: acordo, atas, avisos, bilhete, circular, cartas, procuração, contratos, decretos, declaração, requerimento, recibo, etc.. Segue abaixo três exemplos de textos administrativo:
1 ATA
È um documento em que se registram, resumidamente e ordenadamente, as ocorrências e resoluções de uma reunião de pessoas para determinado fim. Elementos básicos: