Fundamentos dos Movimentos da GR
O texto Fundamentos dos Movimentos fala sobre os fundamentos dos movimentos na ginastica rítmica, mostrando os elementos corporais da ginastica rítmica, a relação música e movimento e a educação rítmica.
A seção 1 trata sobre os elementos corporais da ginastica rítmica. os movimentos da ginástica rítmica baseiam-se em três princípios básicos: o movimento natural (rítmico e Fundamentos da Ginástica Rítmica orgânico); o movimento total (integral); e o movimento fluente (renovação e espontaneidade). As características apresentadas pela ginástica rítmica como fenômeno desportivo dos elementos corporais são divididos em dois grupos: grupos de movimentos fundamentais como saltos, equilíbrios, pivots e outros grupos de movimentos, que são utilizados para compor a parte artística da série como deslocamentos variados, saltitos, giros, etc.
A seção 2 faz uma analise das relações entre os movimentos da Ginástica Rítmica e a música. Na educação do movimento, mediante o efeito recíproco entre música e movimento, podemos chegar ao extremo de fazer visível a música pelo movimento e audível o movimento pela música. Os elementos básicos da música são melodia, harmonia, compassos, acento ou pulsação e andamento.
A seção 3 mostra a relação entre o ritmo e o movimento. Esta relação não é mera junção de dois fenômenos e sim, uma conexão que se transforma em uma harmonia integradora. Ritmo é vida e está presente em tudo que vive. O ritmo faz parte da própria essência do ser e o meio em que se vive também é rítmico em sua natureza. As noções de movimento (sentido de fluir), ordem e medida estão sempre associadas ao fenômeno ritmo. Todo o movimento rítmico apresenta, em sua estrutura, três fatores intimamente ligados entre si. São eles: A força que gera o movimento – Estímulo; O produto desse estímulo – acento, explosão, impulso, ênfase; O término dessa reação – escoamento, queda, fim. A educação do ritmo métrico objetivo, a ordem das atividades