Fundamentos do Comex
Generalidades
O comércio de mercadorias entre países é uma necessidade crescente como parte natural do desenvolvimento mercantil mundial e a tendência cada vez maior de globalização. Assim, para progredir (ou apenas garantir o abastecimento), um país exporta o que tem de sobra e importa o que lhe falta, lembrando que nenhum país é auto-suficiente em todas suas necessidades.
Apesar de o grande e principal produto comercializado entre países ser de produtos acabados, matéria-prima (insumos) para a indústria e outros bens tangíveis, existe também o comércio internacional de serviços.
Regra geral, os países em desenvolvimento exportam principalmente matéria-prima e produtos agrícolas de menor valor agregado, e importam principalmente produtos acabados de maior valor agregado, onde maior tecnologia é necessária para sua fabricação.
Alguns dos principais produtos comercializados pelo Brasil são:
Exportações: Petróleo, minério de ferro, aço, soja e seus subprodutos, automóveis e tratores, suco de laranja, açúcar, café em grão, carne, aeronaves, papel, máquinas e equipamentos em geral.
Importações: Petróleo, autopeças, circuitos integrados, equipamentos elétricos, fertilizantes agrícolas, aeronaves, equipamentos de informática. produtos farmacêuticos.
Que motivos levam uma empresa a exportar?
a) Necessidade de operar em um mercado de volumes que garantam uma dimensão industrial da empresa, alcançando uma economia de escala;
b) Recebimento de pedidos casuais de importadores que de alguma forma tomaram conhecimento da empresa;
c) Dificuldade de venda no mercado interno;
d) Melhor aproveitamento das estações do ano. Quem produz artigos de estação, como roupas de praias ou aquecedores, por exemplo, na baixa estação do mercado interno poderá pode dirigir suas vendas para o mercado do hemisfério oposto.
e) Conseguir de preços mais rentáveis. Há produtos que não recebem o devido valor no mercado interno, mas