fundamentos do chute
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os acertos e erros dos atletas no requisito da habilidade do chute. A metodologia aplicada no trabalho tende a identificar os pontos fracos do aluno para que o treinador consiga corrigir os gestos técnicos para aperfeiçoar o movimento.
Objetivo
Desenvolver um programa para analisar os erros e acertos dos alunos
Justificativa
Programa de fácil acesso para auxiliar treinadores identificar pontos fracos nos atletas.
Projeto
O programa envolveu um aluno de uma escola de futebol. Colocamos um mini-gol para dificultar a ação. O aluno teria que realizar o Maximo de acertos em 15 chutes. Utilizamos o site WWW.crescabrasil.com.br para analisar corretamente o movimento dessa habilidade. Colocamos a bola à 12 metros do gol, a primeira sequencia de chutes sem usar a sequencia pedagógica, o aluno realizou 15 chutes acertando 6 bolas dentro do gol. Na segunda sequencia, usamos a sequencia pedagógica: o pé que irá chutar a bola deve ficar completamente estendido, mantendo-se rígida a articulação tibiotárica, isto é, o tornozelo, de modo que o peito do pé bata em cheio na bola, justamente no ponto que corresponde ao seu eixo anteroposterior. Observado estes detalhes iniciais, acrescente-se que no momento em que se bater na bola, o corpo deve estar bem dobrado sobre ela que será arrancada violentamente do solo e tomará uma trajetória baixa, reta ou com curva. Desde que o jogador bata na bola respeitando os ensinamentos descritos neste projeto, toda a força será melhor aproveitada. De 15 chutes que o aluno realizou, ele acertou 9 bolas dentro do mini-gol.
Considerações Finais
Podemos analisar que aplicando essa metologia com o aluno, pode-se melhorar suas habilidades motoras e seus pontos fracos em um programa de fácil acesso e sem muita complicação.