Fundamentos de Sistemas Operacionais
1. O que é sistema operacional?
R. Um Sistema operacional é uma coleção de programas para inicializar e gerenciar os hardware, ou seja, gerenciar o processador, o input, o output, o armazenamnto e o controle dos dispositivos.
2. Explique máquina real e abstrata.
R. Maquina Real = Uma máquina real é formada por vários componentes físicos que fornecem operações para o sistema operacional e suas aplicações. Iniciando pelo núcleo do sistema real, o processador central (CPU) e o chipset da placa-mãe fornecem um conjunto de instruções e outros elementos fundamentais para o processamento de dados, alocação de memória e processamento de entrada/saída.
Maquina Abstrata = Uma máquina abstrata é um modelo teórico de um sistema computacional de hardware ou software usado para detalhar o funcionamento do sistema, usado na teoria dos autômatos. A abstração de processos computacionais é usada tanto na ciência da computação quanto na engenharia de software, e geralmente assume um tempo discreto, dividido em amostras.
3. Explique máquina virtual.
R. uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado. De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”.
4. Explique as gerações de evolução do sistema operacional.
R. As gerações de evolução do sistema operacional é dividida em 4 gerações
1ª Geração - Nesta geração, não havia um conceito de Sistema Operacional, todo o trabalho era feito com linguagem de máquina (linguagens que interpretavam código binário composto por 0 e 1), pensando nisso e para facilitar a vida de desenvolvedores, surge o Assembly, uma linguagem de programação que fazia a ponte entre a máquina e o programador. Como no início dessa geração não havia uma linguagem de programação que aproximasse o programador do baixo nível do hardware, geralmente quem operava o computador,