Fundamento de sistemas operacionais
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Anderson Neves de Jesus
Aracaju – SE 2013
Anderson Neves de Jesus (Matrícula nº: 201301629261)
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Trabalho solicitado para fins avaliativos da AV1, Disciplina Sistemas Operacionais, Graduação Tecnológica em Redes de
Computadores, Período I. Sob orientação do professor Márcio Rodrigo E. Carvalho.
Aracaju – SE 2013
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema Operacional (S.O.):
É um software que faz a comuniação usuário-hardware, e gerencia o hardware do computador;
Tipos de S.O.:
Monotarefa: É um S.O. que permite e execução de apenas uma tarefa por vez, ou seja, uma segunda tarefa só pode ser executada ao fim da primeira; Multitarefa: É um S.O. que permite a execução de mais de uma tarefa de um ou mais usuários “por vez”, ou seja, um ou mais usuários podem realizar mais de uma tarefas a serem executadas pelo processador ao mesmo tempo*. (Tarefas/Processos só podem ser processados ao mesmo tempo se for um S.O. multiprocessado) Monoprocessado: O S.O. conta com apenas um processador executar os processos, nesse tipo de sistema acontece o processamento de um processo por vez, gerando a concorrência de processos para serem executados pelo processador, fazendo com que o usuário tenha ilusão de paralelismo*. (O usuário tem a ilusão que mais de um processo está sendo executado por vez, em um único processador)
Multiprocessado: O S.O. conta com dois ou mais processadores (núcleos de UCP) para fazer o processamento dos processos, nesse tipo de S.O. pode não ocorrer a ilusão de paralelismo.
Sistemas Distribuídos:
São capazes de estabelecerem comunicações entre sistemas, compartilhar tarefas computacionais entre eles, e oferece um rico conjunto de facilidades aos usuários, porém, os Sistemas Distribuídos dependem de umas interconexão de rede para funcionarem.
Tipos de Sistemas Distribuídos:
Sistemas Cliente-Servidor: