Fundamentos de sistemas de informação
A A&P estava enfrentando diversos problemas como a estagnação de vendas. Sua infraestrutura de tecnologia era velha para seu tempo além de complexa e a empresa usava softwares de 12 a 20 anos de idades que rodavam em duas maquinas centrais. Devido seus sistemas de distribuição estarem fragmentados, não era possível saber com certeza o que se vendia e em quais lojas os produtos eram vendidos, além de não possuir sistemas que analisassem dados de clientes e fornecedores. Todos esses fatores levaram a empresa a ser passada para trás em relação a sua concorrência, já que estas utilizavam da tecnologia como fonte para o bom funcionamento das organizações. Dentre os fatores administrativos e organizacionais que contribuíram para esses problemas pode-se citar a grande concorrência, lojas com desempenho insatisfatório, e a administração da empresa voltada apenas ao polo central e processos de negócios desatualizados e ineficientes que de certa forma “atrasava” o desempenho da organização. Já como os fatores tecnológicos pode-se citar uma rede complexa de velhos sistemas costurados uns aos outros, softwares desatualizados para sua época e que ainda rodavam em dois grandes computadores centrais, além de não usar Web como fator para o maior desempenho da rede de suprimento, esses fatores favoreceram os demais problemas já existentes na organização.
2. Até que ponto o projeto Grande Renovação era uma solução para esses problemas? Que problemas a modernização do sistema solucionaria? Quais problemas a A&P poderia não resolver?
A Grande Renovação solucionaria apenas os problemas da parte administrativa, com esse projeto foram fechadas as lojas com rendimento insatisfatório e em contrapartida criaram muitas superlojas, teve seu “poder” descentralizado e foi reorganizado em divisões regionais e por fim contratou um