fundamentos de rede
A ISO (Internacional Oranization For Standardization) criou o modelo chamado OSI (Open Systems Interconnections) baseado em camadas, que definiu as bases para criação de equipamentos de redes de fabricantes diversos e ajudando muito no desenvolvimentos de prococolos devido à estruturação que pode ser conseguida. O modelo OSI/OSI e composto por 7 camadas que estão divididas em Camadas Físicas (camada 1 até 2) e Camadas Lógicas (Camada 3 até 7) sendo que cada uma tem seu nível de abstração.
Camada 1 - Física Define as especificações elétricas, mecânicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link físico entre sistemas finais, ou seja, transmissão binária ou sinais de meios de comunicação. Ex: Cabo UTP, repetidor, rádio.
Camada 2 - Enlace Essa camada Garante a integridade dos dados que passam através de um enlace físico. Trata-se do endeçamento físico dos dispositivos de rede, acesso à rede, notificação de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. Pode se dizer que fornece controle de acesso ao meio. Ex: Edereço de porta MAC/Ethernet, switch e bridg.
Camada 3 - Rede
É resposavel pelo encaminhamento dos dados através da rede encontrando o melhor caminho, determinar destino dos dados à medida que eles se movem pela rede. Viagem dos pacotes através da rede. Ex: endereço IP e roteador.
Camada 4 - Transporte
Responsável pelo transporte confiavel dos dados segmentga os dados do sistema que está enviado os dados. Essa camada trás a qualidade de serviçõs e confiabilidade de fim-a-fim. Ex: Protocolo TCP.
Camada 5 - Sessão
Gerencia e termina as sessões entre os aplicativos onde os pedidos e respostas são coordenados por protocolos implementados na camada de sessão.
Camada 6 - Apresentação
Essa camada assegura que a informação emitida pela camada de Aplicação de um sistema seja legível para de outro sistema convertendo códigos, criptografando,