Fundamentos de matlab
A.1 INTRODUÇÃO
O MATLAB é um programa interativo para cálculos científicos e de engenharia. A família de programas
MATLAB inclui o programa base e mais uma variedade de toolboxes, uma coleção de arquivos especiais chamados arquivos .m (m-files) que estendem a funcionalidade do programa base [1-8]. Juntos, o programa base e o Control System Toolbox fornecem a capacidade de se utilizar o MATLAB para o projeto e a análise de sistemas de controle. Sempre que o MATLAB for referenciado neste livro, está se falando do programa base com o Control System Toolbox.
A maioria das declarações, funções e comandos são independentes da plataforma computacional. Independentemente de qual seja o sistema computacional específico utilizado, a interação com o MATLAB é basicamente a mesma. Este apêndice se concentra nesta interação independente da plataforma computacional.
Uma sessão típica utilizará uma variedade de objetos que permitem a interação com o programa: (1) declarações e variáveis, (2) matrizes, (3) gráficos e (4) seqüências de instruções. O MATLAB interpreta e atua sobre a entrada na forma de um ou mais destes objetos. O objetivo neste apêndice é introduzir cada um destes quatro objetos em preparação para o objetivo final de usar o MATLAB para o projeto e a análise de sistemas de controle.
A maneira com que o MATLAB interage com um sistema computacional específico é dependente da plataforma computacional. Exemplos de funções dependentes do computador incluem a instalação, a estrutura de arquivos, a geração de cópia impressa dos gráficos, a chamada e a saída de uma sessão e a alocação de memória. Questões relacionadas com pontos dependentes da plataforma não são tratadas aqui. Isto não significa que eles não sejam importantes, mas que existem fontes de informação melhores tais como o
MATLAB User’s Guide ou o especialista local da companhia.
O restante deste apêndice consiste em quatro seções correspondentes aos quatro objetos já