Fundamentos de Marketing
O Marketing, nas ultimas décadas, assumiu um importante papel dentro da administração moderna. Passou de uma função, inicialmente isolada das demais áreas das organizações, para uma filosofia de gestão empresarial responsável pela ligação de todas as áreas da organização.
De acordo com o SEBRAE (2009), Marketing é a área do conhecimento que contempla todas as atividades relativas às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Semelhantemente, Kotler e Armstrong (1998), definem Marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos adquirem o que desejam e necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
Esse grupo de compradores reais e potenciais de um produto ou serviço é chamado por Kotler (2000), de mercado. A utilização do termo mercado pode variar entre os estudiosos, no entanto, nesse estudo, adotaremos esse termo para nos referir aos vários grupos de cliente, tais como:
• Mercado de necessidades: empresas de saúde, seguros, etc.;
• Mercado de produtos: o mercado de eletrônicos de consumos, etc.;
• Mercado demográfico: de uma geração específica;
• Mercado regionais: os de uma determinada localidade.
A idéia de ambiente de marketing é defendida por Kotler e Armstrong (1998), pois, para eles, a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.
Uma empresa padece de forças que estão fora do controle do Marketing e que afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter ligações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir.
O microambiente, segundo Kotler (2000), consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes, são elas:
• A Empresa: Todos os setores da empresa formam o ambiente interno e influenciam as ações de Marketing.
• Os Fornecedores: Fornecem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e