Fundamentos de enfermagem ii
Professora:Luciana
Acadêmica:Layane Mikaelle dos Reis Silva Curso:Enfermagem Período:3º
Trabalho de Estágio:Fundamentos de Enfermagem II
11/04/2012 Paciente: I.C Idade: 45 anos Patologia: Pneumonia/H.A.S Pneumonia Conceito: A pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos. Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferaram na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. No primeiro caso, gotículas de saliva e secreções contaminadas propiciam o contágio.
Diagnostico: - Hemocultura: devem ser colhidas pelos menos 3 vezes, com variável taxa de identificação segundo o agente etiológico. - Cultura e bacterioscopia do derrame pleural: fornece boa taxa de recuperação, sendo medida importante em todos os casos em que se apresente; - Rx do tórax é muito útil na confirmação do diagnóstico e muitas vezes pode orientar quanto ao agente etiológico. É importante ressaltar que a radiografia pode ser normal no início do quadro. Por isso, quando a clínica for sugestiva de pneumonia, o tratamento não deve ser retardado até aparecerem alterações na radiografia dos pulmões. O Rx do tórax é imprescindível nas suspeitas de pneumonia complicada (derrame pleural, pneumotórax), em criança no período perinatal ou imunodeprimida.
Sintomas: Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro,febre da pneumonia é caracteristicamente alta.. Uma das complicações possíveis da pneumonia é a formação. de derrame pleural .
Tratamento: As pneumonias são divididas em