Fundamentos de econômia
Adicionalmente, o homem moderno é bombardeado por uma série de questões para as quais nem sempre ele encontra resposta:
Por que existem umas poucas economias ditas desenvolvidas enquanto em um elevado número de países as condições de vida ainda são bastante precárias?
Por que algumas poucas pessoas são ricas, enquanto muitas enfrentam o problema de não ter moradia e alimentação adequada?
Por que algumas pessoas recebem altos salários, enquanto outras ganham apenas o suficiente para a sua sobrevivência?
Por que existe tanto desemprego? Por que em muitos países os preços sobem persistentemente, apesar das promessas do governo de que a inflação vai baixar?
Por que tantos países têm uma dívida externa tão elevada e parecem incapazes de pagá-la?
O estudo da economia objetiva a compreensão de todos esses problemas, fornecendo respostas a essas e a diversas outras questões.
A Ciência Econômica pode nos proporcionar um melhor entendimento de como funciona nossa economia e o que pode ser feito para prevenir, corrigir ou pelo menos aliviar problemas como a pobreza, o desemprego e a inflação.
Em geral, os principiantes querem uma definição de Economia. Existem diversas, como por exemplo, a seguinte:
“A Economia é o estudo da maneira pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.”
Essa definição pode ser ilustrada pelo fluxograma abaixo:
Para que você já possa ir se familiarizando com o raciocínio econômico, observe a seguir uma abordagem preliminar de cada uma das etapas.
FATORES DE PRODUÇÃO: (escassos - versáteis)
Para satisfazer o maior número dessas