Fundamentos de Economia
1) Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?
Função demanda consiste em uma relação inversamente proporcional entre o preço do produto e a quantidade procurada do referido bem de consumo. Ou seja, existe uma relação inversamente proporcional entre preço e quantidade procurada, portanto (analisando graficamente) a função demanda constitui-se numa reta negativamente inclinada (da esquerda para direita), em função do preço (eixo “X”) e quantidade procurada (eixo “Y”). Isso ocorre por que o preço do produto interfere diretamente no seu consumo, coeteris paribus, assim sendo, a quantidade demanda (Qd = f(P), onde P é o preço) está em função do preço do bem.
Entende-se por demanda todo conjunto de preços e quantidades possíveis (relacionados a reta, a qual denomina-se função demanda Qd = f(P)), já a quantidade demandada é um determinado preço relacionado a uma determinada quantidade procurada, ou seja, é um ponto existente ao longo da reta (função demanda). Dito isso, podemos perceber que alterações de preços alteram somente a quantidade demandada, pois sendo esta um ponto, este se desloca ao longo da reta (função demanda) – de acordo com a alteração dos preços. Já a demanda altera-se, por exemplo, com o aumento da renda, coeteris paribus, pois o poder de compra dos trabalhadores aumenta, possibilitando que estes adquiram quantidades maiores do bem, deslocando a reta (função demanda) para a direita.
2) Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.
Funciona caso consideremos outras variáveis (além do aumento do preço) fixas – coeteris paribus. Isto ocorre porque, caso não mantivermos outras variáveis fixas, além de haver uma elevação no preço, pode haver uma elevação – esta ainda maior – da renda, ou seja, o preço relativo terá até diminuído, o que deslocaria a função demanda, ocasionando aumento desta.