Fundamentos de economia
O QUE É ECONOMIA?
A economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política , a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos.
Sua principal tarefa é descobrir como o mundo econômico funciona.Ou seja, ele analisa o funcionamento do sistema econômico. Em qualquer sociedade, o problema básico é alocar os recursos fixos e variáveis para atender aos desejos individuais e coletivos.
Nos locais que esses recursos são abundantes, o problema de alocação é trivial; onde os recursos são escassos, a alocação assume importância preponderante.
A economia trata do bem-estar do homem; pode-se também conceituar economia como a ciência da escassez ou das escolhas. Os elementos-chave da atividade econômica são: os recursos produtivos ; as técnicas de produção ( que transformam os recursos em bens e serviços); e as necessidades humanas.
O problema está centralizado no fato de que os recursos disponíveis ao homem para produzir bens e serviços são limitados, escassos, mas sua necessidade ou desejo desses bens e serviços varia e é insaciável. Para certos bens, como o ar, por exemplo,cuja quantidade existente é maior do que as necessidades, não há uma organização econômica para seu uso, uma vez que todos os desejos são satisfeitos sem esforço.
Por escassez entende-se a situação em que os recursos são limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificar uma coisa por outra, A seguir, apresentamos alguns exemplos de escassez que enfrentamos no nosso dia-a-dia:
• Você dispõe de uma quantidade limitada de dinheiro e decide ir ao supermercado. Lá, você tem que escolher entre comprar algumas unidades a mais de um produto e a menos de outro.
• Seu tempo também é limitado. Se você decidir ler um livro por duas horas, terá duas horas a