Fundamentos de economia capitulo 11
Conceito de Moeda: objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas para o pagamento de bens e serviços. Economia de trocas: necessidade de dupla coincidência de desejos. Moeda mercadoria: forma mais primitiva de moeda na economia. Moeda metálica: originou-se da função de moeda dada aos metais preciosos e, depois, pela implementação da “cunhagem” da moeda. Papel-moeda: origem na moeda-papel, quando pessoas tinham ouro e guardavam em casas especiais que emitiam um certificado de depósito. Bancos comerciais privados: bancos passaram a emitir notas e recibos bancários que circulavam como moeda, dando origem ao papel-moeda..
Padrão-ouro: emissão do papel-moeda lastreado em ouro, que acabou se tornando um obstáculo para a expansão das economias nacionais e comércio internacional. Moeda de curso-forçado: a partir de 1920, a emissão de moeda passou a ser livre. Bretton Woods (1944): regime de moeda lastreada, na qual o dólar americano passa a ser moeda internacional respeitando o padrão-ouro. Em 1971, foi suspenso o padrão-ouro e quase todas as moedas nacionais do mundo passaram a ser fiduciárias.
Funções e tipos de moeda instrumento ou meio de trocas; denominador comum monetário; reserva de valor. Tipos de moeda: moedas metálicas; papel-moeda; moeda escritural ou bancária. As duas primeiras são denominadas moedas manuais, por estarem em poder do público. Oferta da moeda: suprimento de moeda para atender às necessidades da coletividade.
Conceito de meios de pagamento: total de moeda à disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata. Liquidez: capacidade da moeda de ser um ativo prontamente disponível e aceito para diversas transações. Os meios de pagamento são dados, tradicionalmente, pela soma da moeda em poder público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais: meios de pagamento = moeda em poder público + depósitos à vista nos bancos comerciais