FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Professora EAD:
Acadêmicas
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Pólo Unieducação
Cidade - Estado
4º Semestre – Serviço Social
INTRODUÇÃO
Sobre influência de outras correntes teórico-metodológicas, singularmente do pensamento pós-moderno e neoconservador, o Serviço Social contemporâneo passa a atuar com uma nova conjuntura de reestruturação do capital, instituída a partir do neoliberalismo. Na qual o capital passa a exigir novas formas de sociabilidade e uma nova postura do Estado diante da sociedade. Nesta totalidade insere-se a política social como política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. Assim verifica-se o caráter emergencial das políticas sociais – na atuação e sustentação do assistente social. Neste raciocínio, ambos buscam inserir-se no âmbito de representar atuações do poder político visando o bem-estar da população.
POLÍTICA E SERVIÇO SOCIAL
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em um Estado democrático. Essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. Ainda concluímos que política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião, tendo como finalidade manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem estar da população. Refletir sobre a prática profissional do Assistente Social nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão social na contemporaneidade, requer uma análise preliminar de uma série de elementos preponderantes para a configuração dessa problemática.
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental