psicanálise
Olá, vamos apronfundar um pouco em desenhos infantis, analisar o desenho e as atitudes. Se a criança desenha um mundo perfeito (com traços benfeitos de uma casa, da família completa, de gente sorrindo...), é bem provável que ela esteja recebendo todo amor e carinho de que precisa. Agora, repare se a criança está desenhando conforme a idade dele. A fase de rabisco abstrato (aquele que não forma nenhuma figura) dura só até 3 anos. As cores vão ter sentido com 6,7 anos.
Preste atenção ainda no ambiente familiar. Qual o clima em casa? Como está a vida dos pais? Essa criança tem tranquilidade ou vê brigas?
Saiba que dá para identificar se a criança está com algum problema emocional pelo desenho que faz, o desenho deve ser visto como um detalhe a mais no comportamento da criança, e não isoladamente. E só um profissional pode dar o diagnóstico.
As crianças com problemas sérios, como rejeição da família ou ausência de um dos pais, acabam desenhando a família (tio, avô, cão), menos figuras importantes (os pais) e ela mesma. Se a criança tiver 10 anos, por exemplo, e desenhar pessoas com palitinhos, sem roupa ou partes só corpo, pode não ser bom. Já deveria fazer traços mais bem definidos.
Mas como idenrificar nesses traços sinais de angústia, raiva e tristeza?
"O desenho fala do sujeito, da sua subjetividade, da sua posição frente ao mundo".
O que torna o ato de desenhar propício para a projeção?
O sujeito é Livre para dizer ou fazer o que quiser, o que o condena a revelar o seu desejo:
Liberdade de tempo
Não há bons ou maus desenhos
É possível ao sujeito falar sobre sua produção
O que pode ser projetado através do desenho?
· A percepção consciente e inconsciente do sujeito em relação a simesmo e as pessoas significativas do seu ambiente.
· Sua forma de agir, atuar, se posicionar frente ao mundo.
· Conflitos e sentimentos inconscientes.
·