Fundamentos das políticas sociais
A criação do Serviço Social e suas práticas junto as Políticas Sociais
Introdução
O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à “polis”, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. A expressão política referia-se a tudo que é urbano, civil, público. O significado do termo, porém, expandiu-se graças à influência de uma obra do filósofo Aristóteles (384-322 A.C), intitulada Política.
Política, então, passou a designar a arte ou ciência do governo, isto é, a reflexão sobre essas questões, seja para descrevê-las com objetividade, seja para estabelecer as normas que devem orientá-la.
Durante séculos, o termo passou a ser usado para designar obras dedicadas ao estudo das atividades humanas que de algum modo se refere ao Estado. Entretanto, nos dias de hoje, ele perdeu seu significado original, que foi gradativamente substituído por outras expressões, como "ciência política", "filosofia política", "ciência do Estado", "teoria do Estado", etc.
A Política passou a designar mais as atividades, as práticas relacionadas ao exercício do poder de Estado. Atualmente o significado de política está estreitamente ligado ao conceito de poder. O filósofo britânico Bertrand Russell (1872-1970) define o poder como "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados". Um desses meios é o domínio do ser humano sobre a natureza, outro é o domínio de alguns homens sobre outros homens. Política também tem um objetivo, uma meta. Uma finalidade mínima e básica, que é comum a toda e qualquer atividade política; a ordem pública nas relações internas do país e a defesa da integridade nacional nas relações exteriores de um Estado com os outros Estados. Esta é a finalidade mínima porque é a condição essencial para a obtenção de todos os demais fins (desenvolvimento