Fundamentos da politicas sociais
A política é uma referência permanente em todas as dimensões do nosso cotidiano na medida em que este se desenvolve como vida em sociedade. Política significa Ciência dos fenômenos referentes ao Estado: Ciência política. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos, arte de bem governar os povos, conjunto de objetivos que informam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução, princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário.
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estado; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas “polis”, nome do qual se derivam palavras como “politiké” (política geral) e “politickós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que entenderam-se do latem “politiké” e chegarem às línguas européias modernas através do francês “politique” que, em 1265, já era definida nesse idioma como “ciência do governo dos Estados”.
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quis devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.
Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através, de garantias e ações