fundamentos da geografia
GEOGRAFIA BACHARELADO
PROFESSOR(A):Denise Bomtempo
Fichamento do texto 1,2 e 3 da apostila Fundamentos da Geografia
Aluna : Thainá Ramos Queiroz Mourão
Fortaleza-Ce
2013
Texto 1: MAZZOTTI,Alda Judith Alvez & GEWANDSZNAJDER,Fernando. O método nas ciências naturais e sociais.
“Um método pode ser definido como uma série de regras para tentar resolver um problema.No caso do método científico,estas regras são bem gerais.Não são infalíveis e não suprem o apelo à imaginação e à intuição do cientista”. (p. 3)
“[...] mostram que uma teoria pode ser substituída por outra que explica melhor os fatos ou resolve melhor determinados problemas”. (p. 5)
“No entanto ,embora os fatos possam apoiar uma hipótese,torna-se bastante problemático afirmar de forma conclusiva que ela é verdadeira. A qualquer momento podemos descobrir novos fatos que entrem em conflito com a hipótese”. (p. 5)
“Hipóteses científicas,seriam ,portanto, passsíveis de serem refutadas,ou seja,seriam potencialmente falseáveis ou refutáveis”. (p. 6)
“Em ciência devemos procurar testar uma hipótese através dos testes mais severos possíveis”. (p.6)
“De uma forma simplificada ,pode-se dizer que as leis são hipóteses gerais que foram testadas e receberam apoio experimental e que pretendem descrever relações ou regularidades encontradas em certos grupos de fenômenos”. (p. 7)
“[...] há sempre a necessidade de se buscar leis para explicar os fatos.A ciência não consiste em um mero acúmulo de dados,mas sim numa busca da ordem presente na natureza”. (p. 7)
“A partir de certo estágio no desenvolvimento de uma ciência ,as leis deixam de estar isoladas e passam a fazer parte de teorias”. (p. 7)
“[...] enquanto as leis muitas vezes apenas descrevem uma regularidade ,as teorias científicas procuram explicar estas regularidades ,sugerindo um mecanismo oculto por trás dos fenômenos e apelando inclusive para entidades que não podem ser