Fundamentos da economia
Segundo Passos e Nogami (2003), de um modo geral, a sociedade organiza sua economia de três formas, a fim de resolver os problemas de o que, como e para quem produzir. As quais são: economia de mercado, economia planificada centralmente e economia mista.
Economia de mercado
Na economia de mercado (economia livre) o Estado participa da vida econômica com ações reguladoras. Em uma economia baseada na propriedade privada e na livre iniciativa, os agentes econômicos preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios problemas, tentando sobreviver na concorrência imposta pelos mercados.
Economia planificada centralmente
Esse tipo de organização econômica é característico dos países socialistas, em que prevalece a propriedade estatal dos meios de produção. Nesse tipo de sistema as questões de o que, como e para quem produzir não são resolvidas de maneira descentralizada, por meio de mercados e preços, mas pelo planejamento central, em que a maior parte das decisões de natureza econômica é tomada pelo Estado.
Economia mista
Nos sistemas de economia mista, uma parte dos meios de produção pertence ao Estado e outra parte pertence ao setor privado.
2. Microeconomia
É conhecida como o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias, ao estudo das empresas, ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
A microeconomia visa explicar como a empresa individual decide qual será o preço de venda de um produto em particular, que montante de produção maximizará seus lucros e qual a combinação mais baixa possível de custos de mão-de-obra, matéria-prima, bens de capital, e outros insumos com vistas a obtenção de determinado produto.
3. DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Conceito de demanda
A demanda de um produto é definida como o conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a adquirir