Índices inflacionários
1. Inflação
Na economia, Inflação é o termo utilizado para descrever a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, porem é popularmente usado para descrever o aumento geral dos preços. A inflação é o oposto de deflação.
2. Medição
A medição da inflação é feita através de vários indicadores que formam uma grandeza denominada núcleo da inflação que mede o que os economistas chamam de "coração da inflação". O Banco Central do Brasil utiliza o modelo de médias estatísticas móveis, conhecida também como médias aparadas: ou seja, excluem-se as altas e baixas mais expressivas pela média, harmonizando o quadro analisado.
3. Indicadores
No Brasil utilizam-se vários indicadores para mensurar a inflação, alguns dos principais índices inflacionários utilizado no Brasil são:
3.1. INPC – (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – IBGE
Mensurado desde setembro de 1979.
Verifica o custo de vida média das famílias residentes nas principais capitais. Até 31.12.2011 eram consideradas no cálculo as famílias com rendimento de 1 à 6 salários mínimos. A partir de 01.01.2012 isso diminuiu (de 1 à 5 salários mínimos) em função da elevação real da renda do brasileiro evitando, assim, desvirtuação da faixa salarial.
Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.
3.2. IPCA – (Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo) – IBGE
Mensurado desde janeiro de ano de 1980 (coleta iniciada no final de 1979).
O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias contratadas com o FMI, a partir de julho/99.
Foi instituído inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas. Tem como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel