Fundamentos da administração
A Revolução Industrial é um marco histórico que provocou uma evolução nos processos de trabalho artesanal, pelo assalariado e com o uso das máquinas. Ela foi um fenômeno internacional que foi acontecendo gradativamente, a partir de meados do século XVIII. Esse acontecimento é marcado pela transição de base econômica européia, que deixou de ser agrária para serem industrial juntos com os processos de produção que antes eram artesanais e se tornaram mecanizados, onde houve transformações na vida de milhões de trabalhadores.
Tudo isso ocasional varias evoluções, as pequenas empresas dos artesãos foram sendo substituídas pelas fábricas. As ferramentas foram trocadas pelas máquinas novas que começaram a surgir. De fato essa revolução tornou-se a produção mais eficiente, os produtos começaram a serem produzidos mais rápidos, maiores lucros, menores custos e produção acelerada, aos poucos a mão-de-obra humana foi sendo substituída pelas maquinas, com isso aumento o numero de trabalhados desempregados.
Os empresários muitos ambiciosos querendo lucrar cada vez mais, começaram a explorar os trabalhadores, eles trabalhavam ate 15 horas por dias em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias. Diante disso, surgiram alguns movimentos que tinham por objetivo de defender os trabalhadores.
ECONOMISTAS LIBERAIS
No século XVIII, os economistas liberais conseguiram a aceitação e os apoios das suas teorias devidas à grande influência da Revolução Francesa. As idéias surgiram a partir do direito natural que é a ordem mais perfeita. Os economistas passaram a considerar como fonte de riqueza a capacidade de produzir.
Começaram a surgir varias obras, salários, ação de Estado, divisão de trabalho especializações capazes de aumentar a produtividade e fazer baixar o preço das mercadorias. Assim, o próprio mercado regulamentava a economia, trazendo a harmonia social, sem a necessidade