FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações, todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, etc.). A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas. As pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, características diferentes, estruturas diferentes, objetivos diferentes.
Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como o Exército, a Igreja, os serviços públicos de natureza gratuita, as entidades filantrópicas etc.). A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro de uma organização.
Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnado de complexidades e de desafios, o profissional que utiliza a Administração como meio de vida, pode-se trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Pode-se trabalhar nas diversas especializações da Administração: seja a Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização), Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, ou ainda a Administração Geral. Em cada nível e em cada especialização da Administração, as